14.3.06

Curiosidades de Tefé

Queridos!

Enviei este e-mail para algumas pessoas, mas achei que devia compartilhar aqui com vocês (porque é óbvio que eu esqueci de mandar para um monte de gente!).

Segue então as minhas primeiras impressões sobre Tefé, minha nova morada...


Queridos!
Muitas saudades de todos vocês...

  • Aqui está tudo bem. Já mudei para o meu apartamento, que divido com uma médica do exército. Tem muitos militares aqui porque é perto da fronteira. Ela, a Cynthia, é namorada de um menino muito bacana que trabalha comigo. É de São Luiz do Maranhão (a pergunta que não quer calar: todo maranhense é de São Luiz, né?! Impressionante! Parece que não tem outra cidade no Maranhão!). Fez faculdade de medicina no Rio,morou lá em Copacabana por 12 anos. Então é praticamente carioca -- YES, again --cariocas rules! Em Carajás eu também dividia a casa com uma carioca, mas precisamente niteroiense, que nem eu :)

  • A cidade aqui, como eu já disse antes, é pequena e agradável de morar. Só tem moto. Qdo eu digo SÓ, é só mesmo. Até hoje só vi uns 10 carros no máximo. Surreal. Não tem van, nem ônibus, só moto-taxi para locomoção. Eu adoro, então não é problema para mim, mas por segurança vou comprar meu próprio capacete, já que aqui eles são loucos.

  • O pagamento da corrida é curioso. Se vc tiver uma nota de R$ 1,00 trocado, beleza, a corrida fica por 1 real. Se vc tiver uma nota de R$ 2,00 ou mais, a corrida custa 1,50. Eu que não sou boba e aprendi tomando prejuízo, trato logo de trocar todos os meus reais.

  • O dinheiro aqui é velho. As notas rasgadas, amassadas, sujas e fedorentas. Ainda não entendi porquê!

  • Numa Honda Bizz (é assim que escreve?) cabem duas ou MAIS pessoas. Colocam um monte de gente, criança, bolsa, saco de laranja...e assim caminha a humanidade.

  • Tem uma feira aqui. (Abro parênteses para dizer que eu ADORO feiras). Então, a entrada da feira é tipo o Camelódromo do Rio, ali naUruguaiana, para quem conhece. Me fez lembrar o "Ver o Peso"de antigamente. Sim, eu sei como era o Ver o Peso de antigamente pq a primeira vez que fui a Belém (na companhia da minha inseparável amiga Raquel) foi em 1998. Então, guardada as devidas proporções me faz lembrar...mas caminhando por dentre as barracas chega-se num galpão bem grande com mil barracas de frutas, verduras, farinha e etc...AMEI aquilo lá. A melhor hora de ir é bem cedo, mas eu, malandra, já percebi que na hora do almoço os preços abaixam, pq ninguém mais quer comprar nada. Um cacho de banana custa 50 centavos. Um saco com maracujás (tipo uns 4 maracujás) custa 1 real. Muito barato para quem costumava fazer compras no Sul Carajás ;)

  • O povo das comunidades ribeirinhas que trabalham no Mamirauá dão apelido
    a todos os "macaqueiros". Macaqueiros são os forasteiros que trabalham no Mamirauá, numa alusão ao fundador daqui, o Marcio Ayres, que trabalhava com macacos. Pois bem, meu apelido é JAÇANÃ. Hahaha, amei. Importante ressaltar que os apelidos são sempre nomes de bichos ou plantas.

  • A comida aqui é boa. Muitos peixes de água doce, uns caldos de sururu deliciosos.

  • Tem uma praça com uma igreja, lógico. E alguns barzinhos em volta.

  • Tem dois clubes. AABB e o clube militar (mas os "civis" podem ser sócios).

  • Não tem chuveiro quente em lugar nenhum. Andei a cidade toda para comprar um. Mais um dia e meio catando um eletricista, mais dois dias para o eletricista instalar o chuveiro. Qdo ele ligou para testar --PIMBA--acabou a luz da casa. Teve que trocar o disjuntor.Definitivamente eles não estão habituados.

  • Em compensação, em qualquer casa meia boca tem ar condicionado. No meu quarto tem :))) OBA. Coloco no talo e durmo de edredon, hahaha. Quero nem ver a conta de luz :(

  • É um calor dos infernos!

  • Vou fazer curso para aprender a pilotar barco. Aqui chama voadeira aqueles barquinhos pequenos, a motor. Todo mundo sabe pilotar...

  • A Reserva é o lugar mais bonito que eu já fui na vida. Fiquei com os olhos cheios d'água qdo, chegando na Reserva de voadeira, um boto cor-de-rosa pulou do meu lado, bem do ladinho da voadeira. Achei que era sinal de boa sorte, mas depois vi mais uns 9274954050565679 botos cor-de-rosa. É mais comum do que eu pensava ;)

  • A pousada é simples mas é fantástica. Imagina que na última noite que eu estava dormindo lá teve uma briga de jacarés bem embaixo do meu flutuante. O Flutuante chegou a mexer...levantei desesperada, fui correndo ver, os gringos da pousada já estavam lá fora vendo a briga. SURREAL. Importante ressaltar que pousada tem chuveiro quente!!! Energia solar...

  • Tudo aqui é flutuante. Casa, escola, posto de gasolina. Não aqui na cidade, mas lago Tefé adentro, sim.

  • A cor da água do Lago Tefé é escura. Do Rio Solimões é clara. Tem aqui tb o encontro das águas, numa escala infinitamente menor que o encontro do Rio Negro e Solimões, mas tem.

  • Fui numa festa no sábado, na AABB. Noite do Crocodilo's! Tinha um negãoTUDODEBOM, mas ele não me deu idéia. As mulheres daqui são como as doPará, não dá para competir.


Agora deixa eu trabalhar. Porque nem parece, mas eu trabalho!!!!


Beijos e saudades

4 comments:

Unknown said...

Cara Alline,
adorei seus comentários sobre tefé. E a propósito, irei morar nesta terra por pelo menos dois anos.
Gostaria de saber mais detalhes ... tais como custo de aluguel? doenças? vacinas ?
obrigado

um abraço

Júlio

Anonymous said...

Cara Aline, tenho muita vontade de ir para essa região trablahar, sou enfermeiro, gostaride saber se vc sabe se estão precisando de Enfermeiros ai na região. Agradeço a atenção.
urgencia@oi.com.br

Felipe

Anonymous said...

OLÁ, MEU NOME É REINALDO, EU SOU MILITAR E MOREI NESTA CIDADE MARAVILHOSA DE TFÉ( A PRINCESINHA DO SOLIMÕES DURANTE QUATRO ANOS, VC AINDA TERÁ A OPORTUNIDADE DE SE APAIXONAR MUITO NESTA CIDADE E POR ESTA CIDADE.

Anonymous said...

Oi Aline, vou morar em Tefé a partir do dia 04 de Janeiro e vou trabalhar no aeroporto pela Infraero. Eu sei que é complicado, mas se você puder me ajudar mandando dicas sobre a cidade coloco você no meu caderninho de orações :P
Meu e-mail é karenabdalla@hotmail.com