30.1.07

pedido ao Berlusca

Pára tudo!

O Milan comprou o Ronaldinhooooooooooo por "quase" 21 MILHÕES de reais? É isso mesmo ou eu entendi errado?

Gente, meu passe custa muito menos! E eu tô doida para ir morar em Milão também.
Berlusconi, meu querido, eu tô aqui, gentilmente me oferecendo pra fazer parte do seu time ( e olhe que por seu time você pode entender o time de futebol, a rede de televisão e mais tudo aquilo que você possui!) por muito menos.

Eu também sou brasileira, carioca e adivinha? Meus dentes são separados!
Acabei de colocar meu aparelho, mas você querendo comprar meu passe, eu tiro.

Agora é sério: eu fico indignada.

Eu estudei por 22 anos da minha vida. Anos na escola + 4 de faculdade + 1 ano e meio de mestrado + 4 anos de doutorado...Vcs sabem quanto eu ganho? Melhor nem saber.
Só digo que precisaria de umas cinco gerações para ver todo este dinheiro que foi negociado pelo passe do moço!

Em verdade vos digo: Meu filho* será jogador de futebol. Vai só aprender a ler e a fazer contas. Para ler os contratos e calcular quantos euros vai ganhar.
E tenho dito!

Beijos indignados, ainda...e sempre!

* E se tudo correr bem (toc, toc, toc), esta criança será filho de uma pentacampeã com um tetracampeão. O moleque VAI ter que jogar futebol bem, meus caros, VAI TER!

28.1.07

Welcome to the jungle!

São 02:02h da madrugada (04:02h no horário de Brasília, aqui são duas horas a menos!), está um calor de matar, cerca de 35 graus Celsius (às duas da madrugada, botem reparo)...
E adivinhem só?

NÃO TEM LUZ!

Sem ar condicionado, sem ventilador, não posso abrir a janela porque estamos na época das 7 pragas de Tefé*(ainda que não tenha nenhum vento lá fora, porque acabei de chegar da rua)...

Welcome to the jungle, caros amigos.

Como bem dizia uma amiga minha (que voltou pro Rio depois de 7 meses aqui):
"Amazônia nos olhos dos outros é refresco!"

É por isso que eu só estou esperando instalarem a internet na Reserva para me mandar pra lá. Tudo lá é com energia solar ou com gerador a diesel (para os dias de chuva). Nunca falta energia.
Não tem ar condicionado mas é muito mais fresco que Tefé. E como é tudo telado, não tem perigo das 7 pragas entrarem no quarto...

Semana que vem eu vou. E espero ficar mais calma. Porque neste exato momento a única coisa que me vem a cabeça é: O que eu estou fazendo aqui?

Beijos, queridos. A luz acabou de voltar e eu vou correndo ligar o ar para refrescar antes que acabe novamente.

* as 7 pragas de Tefé foi o nome dado para esta época do ano por uma amiga carioca que também trabalha aqui. Em janeiro, fevereiro e meados de março a cidade é invadida por insetos, muitos (muitos mesmo, vcs não tem noção de quantos). Não temos certeza se são mesmo 7 diferentes espécies, foi só uma brincadeira com as 7 pragas do Egito...
Os besouros pequenos mordem e dói pra caramba. Os besouros grandes enroscam no cabelo e é um inferno. Os grilos pulam em cima de você a todo tempo. E os outros são inofensivos mas enchem a paciência voando em cima de você!

26.1.07

Participe você também!

Vi lá no www.facaasuaparte.blogspot.com!


A ONG CIDADE FUTURA convoca os amigos para dedicarem apenas 5 minutos do dia 1º de fevereiro de 2007 para o Planeta.

Em todo o mundo haverá grande mobilização. Participem, cidadãos, contra a mudança climática!

Estamos apoiando a iniciativa internacional da Aliança pelo Planeta (grupo francês de associações ambientalistas) que lançou um apelo simples a todos os cidadãos de se dedicarem por cinco minutos à Terra.

Todo o mundo apagará por 5 minutos suas lâmpadas e aparelhos elétricos entre 19h55min e 20 horas. Não se trata apenas de economizar eletricidade nesse dia, mas também chamar a atenção da mídia e daqueles que têm poder de decisão sobre o desperdício de energia e a urgência de agir!

Cinco minutos de repouso para o Planeta Terra.

Não toma muito de seu tempo, não custa nada, e isso mostrará às autoridades e fabricantes de todo o mundo que a mudança climática é uma questão que deve ser levada em conta em qualquer decisão política.

Por que dia 1º de fevereiro?
Nesse dia será apresentado na França um relatório feito por um grupo de técnicos em climatologia da ONU. Os cidadãos não podem deixar escapar a ocasião para manifestarem sua opinião sobre a urgência com que deve ser tratada a mudança climática mundial. Se todos participarem, essa ação poderá aparecer na mídia e ter peso político.Faça circular ao máximo esse apelo entre os seus amigos, colegas e parentes.A diferença de fuso horário com relação à França não tem importância porque o Brasil se manifestará ainda no dia 1º de fevereiro (das 19:55 às 20h, de Brasília).
No dia 1º de fevereiro vamos para a Praça Tubal Vilela, no centro de Uberlândia, fazendo mobilização da sociedade local para que dediquem 5 minutos para o Planeta.

Quais as causas das mudanças climáticas?
As mudanças climáticas, outro nome para o aquecimento global, acontecem quando são lançados mais gases de efeito estufa (GEEs) do que as florestas e os oceanos são capazes de absorver.

O aquecimento global não é um fenômeno natural, mas um problema criado pelos homens.

Qualquer pequena tora de madeira, cada gota de óleo e gás que os seres humanos queimam são jogados na atmosfera e ficam na camada de gases ao redor da Terra. Isso forma uma espécie de cobertor cada dia mais espesso que torna o planeta cada vez mais quente e não permite a saída de radiação solar: é o efeito estufa, causador de vários impactos negativos sobre as pessoas e a natureza.

Informações:Frank BarrosoDiretor-Executivo
ONG CIDADE FUTURA
Fones: (34) 3087-4422 / 3217-6139
Ou no site em francês da Aliança Pelo Planeta.

Eu vou estar na Reserva. Acho difícil conseguir apagar tudo com os hóspedes na Pousada. Mas como lá tudo funciona com energia solar...estaremos fazendo a nossa parte!

Beijos em todos.

24.1.07

New look



Mudei o layout do blog!


Ano novo, vida velha, blog novo (ou pelo menos cores e formas novas!).


E graças a toda minha habilidade com isso, perdi todos os comentários antigos, do haloscan. Não tenho a menor idéia de como resgatá-los e nem como instalar o haloscan aqui!

Anyway...

Aproveito a novidade e venho contar para vocês (ainda que tardemente) sobre o mais novo blog de conscientização ecológica. O nome já é bem sugestivo: FAÇA A SUA PARTE!


O link está ali do lado (também não sei colocar links direto no texto, sorry pela ignorância!!).

O FAÇA A SUA PARTE tem um timaço de redatores, mas toda e qualquer contribuição, sendo você leigo ou não, é mais que bem-vinda. A proposta é discutir sobre o aquecimento global e todas as consequências que isso acarretará para o planeta. Qualquer link interessante sobre o tema, reportagem, programa na TV e sua própria opinião será importante.


E eles tem o selinho do blog, igual a este meu aí. Quem quiser é só ir até lá: http://facaasuaparte.blogspot.com e copiar o link pro selinho.


Copio aqui o texto que o Allan (do Cartas da Itália) escreveu sobre a campanha:

Se você anda preocupado com as mudanças climáticas dos últimos anos, se sesente impotente diante das perspectivas ambientais e também tem a impressão de que a cavalaria não virá para nos ajudar; se gostaria de poder fazer algo mas não sabe por onde começar, não tem a certeza de que as suas ações causariam efeito mas está disposto a fazer algo realmente importante, adote o seu planeta. É simples assim:.

Salve a sua vida.
Esta é uma campanha voluntária, popular e internacional. Não tem patrocinador nem proprietário; ela é tão sua quanto minha e começa agora. Não espere convite ou intimação. É você quem decide.Descubra o que você pode fazer para ajudar a salvar o planeta. Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba; deixe o carro na garagem e use mais o transporte coletivo; desligue o ar-condicionado uma hora antes; não compre produtos da empresa que polui; troque o atum em lata por peixe fresco; exija que a prefeitura da sua cidade adote um programa eficaz de reciclagem de lixo e controle se ele realmente funciona; desenvolva atividades ao ar livre com seus alunos; descubra como substituir as embalagens da sua empresa por material reciclado e biodegradável; divulgue a campanha no jornal, rádio ou tv onde você trabalha e informe os resultados periodicamente; use somente metade das lâmpadas do escritório e da sua casa; desenvolva um equipamento anti-poluente. Enfim, tem sempre alguma coisa que pode ser feita.Convide a sua associação, a sua comunidade ou seus amigos a descobrirem como podemos salvar a Terra com pequenas ou grandes ações, cada um fazendo o que for possível. Participe, divulgue e incentive, mas não espere por ninguém.Faça a sua parte.

Allan Robert P. J.
PS – Este texto pode ser copiado, traduzido, impresso e divulgado em qualquer meio sem prévia autorização, exceto para fins comerciais..

Um beijo em cada um que faz a sua parte, do seu modo, mas com fé e vontade...

20.1.07

O Rio de Janeiro continua lindo!








PARABÉNS, MEU RIO DE JANEIRO!

O que eu quero te dar de presente? Um 2007 SEM violência. Com muito sol. Com muita cor. Com muito samba e chorinho. Com muito jogo do Flamengo (e o Flamengo ganhando, please!) no Maraca. Com um carnaval lindo e de paz.

Talvez quem não tenha nascido por lá não entenda o amor que o carioca tenha pelo Rio. Não entenda a falta que estar no Rio nos faz.
Eu, que moro aqui, ali, em qualquer lugar, quando penso em MINHA CASA, sempre é o Rio de Janeiro. Sempre.

Dia 20 de janeiro. Dia de São Sebastião. O Padroeiro do Rio de Janeiro.

19.1.07

Nota de protesto!

Queridos,

Já cheguei em Tefé. Escrevo contando da viagem e de tudo mais depois. Agora gostaria que todos vocês lessem a nota de protesto abaixo.
E se puderem, divulguem!
Foi escrita pelo Marcelo Szpilman, do Instituto Ecológico Aqualung.
REFLITAM!
Beijos em tod@s,
Alline

*************************************************************************************
NOTA DE PROTESTO
Americanas.com comercializa cápsulas de cartilagem de tubarão


Por Marcelo Szpilman*

Recentemente, o Instituto Ecológico Aqualung e seu Projeto Tubarões no Brasil lançaram a Campanha contra o Consumo de Barbatanas de Tubarão com o objetivo de esclarecer e conscientizar os consumidores sobre essa questão e assim contribuir para a queda no consumo, na demanda e no comércio.

É com esse mesmo objetivo que aqui protestamos contra a comercialização de cápsulas de cartilagem de tubarão e cápsulas de óleo de fígado de tubarão pela Americanas.com através de seu site americanas.corpoperfeito .

Uma das mais graves e absurdas formas de pesca predatória é a captura dos tubarões para a extração de partes de seu corpo com o objetivo de obter produtos específicos cujos benefícios apregoados não têm nenhuma base científica comprovada __ algo semelhante às inúmeras aberrações predatórias e criminosas que vemos ao redor do mundo, especialmente no Oriente, como a crença de que pênis de tigre, pata de tartaruga-marinha, olho de primata ou chifre de rinoceronte curam determinadas doenças ou supostamente têm efeitos afrodisíacos. Mesmo que tivessem tais benefícios, já temos tecnologia suficiente para produzir artificialmente as substâncias com comprovada ação farmacêutica sem que para isso tenhamos que sacrificar esse animais.

Atualmente existem duas fórmulas milagrosas no mercado envolvendo os tubarões. As cápsulas de óleo de fígado de tubarão, conhecidas como “remédio da harmonia”, receitadas para combater o cansaço, a insonia, o reumatismo, a bronquite e até mesmo o alcoolismo. É o milagre da medicina: todas as curas em uma só cápsula. Fórmula milagrosa que vende saúde é coisa de “charlatão do velho oeste”. Veja abaixo o que diz o site da Americanas sobre o produto.

Informações - Óleo de Fígado de Tubarão: pesquisas efetuadas por vários cientistas suecos, durante mais de 30 anos, demonstraram que o alto poder imunológico dos tubarões é atribuído à elevada dosagem de alquilgliceróis ou alcoxigliceróis existentes no óleo de seu fígado que chega a ser 100 vezes maior que a porcentagem destas substâncias normalmente produzidas no organismo humano (medula óssea, leite materno, etc).

A outra fórmula milagrosa são as cápsulas de cartilagem de tubarão, que os fabricantes apregoam como antitumorais, em uma gritante e falsa analogia à tese de o tubarão ser imune ao câncer. Afirmações incorretas como essas costumam ser baseadas em informações pinçadas de forma oportunista de trabalhos científicos sérios. A cartilagem do tubarão, assim como a do boi, realmente contém pequena quantidade de uma substância que inibe o crescimento de vasos sangüíneos, em experimentos in vitro __ os tumores dependem fundamentalmente de um rápido crescimento dos vasos sangüíneos para alimentar suas células e assim se expandir. No entanto, essa substância está comprovadamente restrita à cartilagem e não escapa para o resto do corpo do tubarão. Além disso, como todos os animais, o tubarão também pode ter câncer. Para extrair pequenas quantidades dessa substância é preciso utilizar enormes volumes de cartilagem que são impregnados por semanas em fortes preparados químicos. Ainda assim, há sempre quem esteja disposto a investir e lucrar com isso. Para se ter uma idéia de como os tubarões vêm sendo massacrados para atender às nossas “fúteis demandas”, uma simples fábrica na Costa Rica transforma, todo mês, 235 mil tubarões em cápsulas de cartilagem. Veja abaixo o que diz o site da Americanas sobre o produto.

Informações - Cartilagem de Tubarão: estudos indicam que a cartilagem de tubarão é um complemento nutricional de cálcio e fósforo indicada no tratamento alternativo de diversos processos dolorosos e inflamatórios associados a artrite reumatóide e osteoartrite, assim como para osteoporose, psoríase, degeneração muscular, ritinopatias, cicatrização de feridas, além de ser um excelente estimulador do sistema. Estudos conduzidos por Robert Langer, Ph.D e Anne Lee no Massachusetts Institute of Technology demonstraram que a suplementação com cartilagem de tubarão causa uma diminuição do fluxo sanguíneo para tumores no corpo.

Recentemente, após uma campanha internacional e centenas de e-mails e reclamações do mundo todo, a Amazon.com deixou de comercializar os seguintes produtos: Sharkfin Soup with Crab Meat ; Dragonfly Shark Fin Soup ; Shark Fin Cartilage ; Shark Fin Cartilage Powder.

A pesca dos tubarões para obtenção desses produtos (e das barbatanas) é uma ação predatória insustentável. Está ameaçando seriamente a sobrevivência dos tubarões e já levou 43% das nossas espécies ao declínio e à ameaça de extinção. A complementação nutricional de cálcio, fósforo e outros elementos pode ser obtida através de diversos outros alimentos e suplementos vitamínicos. Não é necessário capturar e matar tubarões com esse único objetivo.

A comercialização desses produtos pela Americanas.com incentiva e induz o consumo e cria demanda para seu comércio. Cessando sua comercialização, certamente influenciaremos sua cadeia produtiva e poderemos ter uma sensível diminuição na demanda para a pesca de tubarões.

Contamos com o bom-senso, a ética e a responsabilidade social das Lojas Americanas e esperamos que, após tomar ciência desse problema, tenha o mesmo procedimento da Amazon e deixe de comercializar os produtos derivados dos tubarões.

Não seja omisso. Faça também seu protesto enviando um e-mail solicitando cessar a comercialização desses produtos para

ombudsman@americanas.com e mdiniz@maquina.inf.br

Somente com a ajuda e a participação de todos poderemos fazer a diferença em favor da preservação dos oceanos.

Projeto Tubarões no Brasil (PROTUBA)
Instituto Ecológico Aqualung
Rua do Russel, 300 / 401, Glória, Rio de Janeiro, RJ. 22210-010
Tels: (21) 2558-3428 ou 2558-3429 ou 2556-5030
Fax: (21) 2556-6006 ou 2556-6021
E-mail: instaqua@uol.com.br
Site: http://www.institutoaqualung.com.br

11.1.07

Entrando em 2007


Os viciados no Drops da Fal reunidos no Café Odeon (Cinelândia)! Ana Paula, Carla San, Claudio Luiz e eu.

Queridos!

Voltei!
2007 começou com um certo atraso para mim. Fofo estava aqui (!!!!) e eu estava aproveitando cada minuto com ele. Não preciso de mais nenhuma justificativa para o sumiço, né?!

O Ano Novo começou bem. Principalmente por ter conhecido a querida Lúcia Malla. Parecia que já nos conhecíamos há séculos!! Ela e seu marido estiveram comigo no último dia de 2006 e no primeiro dia de 2007.

Nos últimos dias de 2006 ainda tive o imenso prazer de conhecer alguns leitores do Drops da Fal (ou seria melhor dizer que alguns viciados no Drops como eu!) aqui no Rio. Encontro maravilhoso, com gente linda, inteligente, bem humorada, talentosa, curiosa. Foi tão bom que teremos a versão II do encontro, na próxima sexta. Delícia

Reencontrei queridos amigos, por acaso, na rua. Que coisa boa!

Reencontrei outros tantos, depois de marcarmos, desmarcamos, marcarmos novamente.

Fofo, apesar da chuva, gostou muito do Ano Novo em Copa/Ipanema. Pegou o único dia de sol que fez nos 10 dias que ficou na praia e ficou rosa-choque. Mas gostou assim mesmo, disse que ia tirar onda no inverno europeu!

MOMENTO SORRY PERIFERIA!!!!

Eu e fofo fomos ao show do Chico Buarque no Canecão. GENTEEEEEEEEEEEE, eu fui no show do CHICOOOOOOOOOOO. Ele ali, de verdade, cantando, rindo, sorrindo com aqueles olhões...Valeu cada centavo. O Chico é tudo!!! Tem como meu ano não ser bom quando foi iniciado com um show do Chico no Rio? Minha gente, esse ano vai ser meu! Podem crer...

A Carla San fez um colar exclusivo para mim, tão lindo, mas tão lindo, que se eu fosse vocês iria até o site dela e comprava os outros tão lindos quanto...(http://www.vicenzzasan.blogspot.com/) Ela faz exclusivos, personalizados, com preços ótimos e dedicatórias lindas! Envia para qualquer lugar do mundo. Uma fofa!

Eu também fui no show da Adriana Partimpim. O show para crianças que a Adriana Calcanhoto faz. Apesar de não ter nenhuma criança para levar, fui assim mesmo e AMEI. O show é lindo. Cenário, figurino, instrumentos, canções. Tudo lindo!

FIM DO MOMENTO SORRY PERIFERIA

Fico no Rio até dia 16. Saio daqui dia 16 de manhã, chego em Manaus na hora do almoço e no dia 17 pego o barco para Tefé. Isso, caros leitores, B-A-R-C-O. O aeroporto fechou de novo e mais uma vez eu terei que voltar de barco, em 14 horas de viagem de Manaus até lá. Eu não merecia!

A Lúcia Malla, o Allan, a Ana Paula e a Denise (do sturm and drang) estão organizando uma super campanha para discutirmos o aquecimento global. Tem os links ali do lado, dêem uma passada nos blogs e participem! Eu deixo um link que vi hoje no Globo on line para os que quiserem começar a se inteirar no assunto http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2007/01/10/287366138.asp

Eu vou participar também, assim que conseguir fazer tudo que tenho para fazer!

No mais, é isso. Eu desejo um 2007 repleto de alegrias, felicidade, saúde, criatividade, amores, sorrisos, músicas boas, filmes deliciosos, sabores novos e cheiros bons...

Um beijo em cada um!