19.1.07

Nota de protesto!

Queridos,

Já cheguei em Tefé. Escrevo contando da viagem e de tudo mais depois. Agora gostaria que todos vocês lessem a nota de protesto abaixo.
E se puderem, divulguem!
Foi escrita pelo Marcelo Szpilman, do Instituto Ecológico Aqualung.
REFLITAM!
Beijos em tod@s,
Alline

*************************************************************************************
NOTA DE PROTESTO
Americanas.com comercializa cápsulas de cartilagem de tubarão


Por Marcelo Szpilman*

Recentemente, o Instituto Ecológico Aqualung e seu Projeto Tubarões no Brasil lançaram a Campanha contra o Consumo de Barbatanas de Tubarão com o objetivo de esclarecer e conscientizar os consumidores sobre essa questão e assim contribuir para a queda no consumo, na demanda e no comércio.

É com esse mesmo objetivo que aqui protestamos contra a comercialização de cápsulas de cartilagem de tubarão e cápsulas de óleo de fígado de tubarão pela Americanas.com através de seu site americanas.corpoperfeito .

Uma das mais graves e absurdas formas de pesca predatória é a captura dos tubarões para a extração de partes de seu corpo com o objetivo de obter produtos específicos cujos benefícios apregoados não têm nenhuma base científica comprovada __ algo semelhante às inúmeras aberrações predatórias e criminosas que vemos ao redor do mundo, especialmente no Oriente, como a crença de que pênis de tigre, pata de tartaruga-marinha, olho de primata ou chifre de rinoceronte curam determinadas doenças ou supostamente têm efeitos afrodisíacos. Mesmo que tivessem tais benefícios, já temos tecnologia suficiente para produzir artificialmente as substâncias com comprovada ação farmacêutica sem que para isso tenhamos que sacrificar esse animais.

Atualmente existem duas fórmulas milagrosas no mercado envolvendo os tubarões. As cápsulas de óleo de fígado de tubarão, conhecidas como “remédio da harmonia”, receitadas para combater o cansaço, a insonia, o reumatismo, a bronquite e até mesmo o alcoolismo. É o milagre da medicina: todas as curas em uma só cápsula. Fórmula milagrosa que vende saúde é coisa de “charlatão do velho oeste”. Veja abaixo o que diz o site da Americanas sobre o produto.

Informações - Óleo de Fígado de Tubarão: pesquisas efetuadas por vários cientistas suecos, durante mais de 30 anos, demonstraram que o alto poder imunológico dos tubarões é atribuído à elevada dosagem de alquilgliceróis ou alcoxigliceróis existentes no óleo de seu fígado que chega a ser 100 vezes maior que a porcentagem destas substâncias normalmente produzidas no organismo humano (medula óssea, leite materno, etc).

A outra fórmula milagrosa são as cápsulas de cartilagem de tubarão, que os fabricantes apregoam como antitumorais, em uma gritante e falsa analogia à tese de o tubarão ser imune ao câncer. Afirmações incorretas como essas costumam ser baseadas em informações pinçadas de forma oportunista de trabalhos científicos sérios. A cartilagem do tubarão, assim como a do boi, realmente contém pequena quantidade de uma substância que inibe o crescimento de vasos sangüíneos, em experimentos in vitro __ os tumores dependem fundamentalmente de um rápido crescimento dos vasos sangüíneos para alimentar suas células e assim se expandir. No entanto, essa substância está comprovadamente restrita à cartilagem e não escapa para o resto do corpo do tubarão. Além disso, como todos os animais, o tubarão também pode ter câncer. Para extrair pequenas quantidades dessa substância é preciso utilizar enormes volumes de cartilagem que são impregnados por semanas em fortes preparados químicos. Ainda assim, há sempre quem esteja disposto a investir e lucrar com isso. Para se ter uma idéia de como os tubarões vêm sendo massacrados para atender às nossas “fúteis demandas”, uma simples fábrica na Costa Rica transforma, todo mês, 235 mil tubarões em cápsulas de cartilagem. Veja abaixo o que diz o site da Americanas sobre o produto.

Informações - Cartilagem de Tubarão: estudos indicam que a cartilagem de tubarão é um complemento nutricional de cálcio e fósforo indicada no tratamento alternativo de diversos processos dolorosos e inflamatórios associados a artrite reumatóide e osteoartrite, assim como para osteoporose, psoríase, degeneração muscular, ritinopatias, cicatrização de feridas, além de ser um excelente estimulador do sistema. Estudos conduzidos por Robert Langer, Ph.D e Anne Lee no Massachusetts Institute of Technology demonstraram que a suplementação com cartilagem de tubarão causa uma diminuição do fluxo sanguíneo para tumores no corpo.

Recentemente, após uma campanha internacional e centenas de e-mails e reclamações do mundo todo, a Amazon.com deixou de comercializar os seguintes produtos: Sharkfin Soup with Crab Meat ; Dragonfly Shark Fin Soup ; Shark Fin Cartilage ; Shark Fin Cartilage Powder.

A pesca dos tubarões para obtenção desses produtos (e das barbatanas) é uma ação predatória insustentável. Está ameaçando seriamente a sobrevivência dos tubarões e já levou 43% das nossas espécies ao declínio e à ameaça de extinção. A complementação nutricional de cálcio, fósforo e outros elementos pode ser obtida através de diversos outros alimentos e suplementos vitamínicos. Não é necessário capturar e matar tubarões com esse único objetivo.

A comercialização desses produtos pela Americanas.com incentiva e induz o consumo e cria demanda para seu comércio. Cessando sua comercialização, certamente influenciaremos sua cadeia produtiva e poderemos ter uma sensível diminuição na demanda para a pesca de tubarões.

Contamos com o bom-senso, a ética e a responsabilidade social das Lojas Americanas e esperamos que, após tomar ciência desse problema, tenha o mesmo procedimento da Amazon e deixe de comercializar os produtos derivados dos tubarões.

Não seja omisso. Faça também seu protesto enviando um e-mail solicitando cessar a comercialização desses produtos para

ombudsman@americanas.com e mdiniz@maquina.inf.br

Somente com a ajuda e a participação de todos poderemos fazer a diferença em favor da preservação dos oceanos.

Projeto Tubarões no Brasil (PROTUBA)
Instituto Ecológico Aqualung
Rua do Russel, 300 / 401, Glória, Rio de Janeiro, RJ. 22210-010
Tels: (21) 2558-3428 ou 2558-3429 ou 2556-5030
Fax: (21) 2556-6006 ou 2556-6021
E-mail: instaqua@uol.com.br
Site: http://www.institutoaqualung.com.br

No comments: