17.9.06

Sazonalidade na Amazônia




É realmente impressionante a visualização das mudanças ocorridas no ambiente da estação cheia para a estação seca...

Eu, que trabalhei a maior parte da minha vida na região Sudeste, na Mata Atlântica, não tinha dimensão disso. E quando vim para a Amazônia, parei primeiro na Serra dos Carajás, que por ser serra, não tem tanta distinção assim entre as estações.

Agora trabalhando aqui, na "beira"do rio Solimões, é que pude constatar. Todas as trilhas que eu percorria de canoa, estão agora sendo percorridas a pé.

Todos as marcações que eu tinha feito...estão tão altas, mas tão altas, que só é possível enxergar o que tem escrito nelas com binóculos (sem exageros!).
Tive que remarcar tudo de novo...

O alagamento sazonal do rio Solimões causa uma elevação do nível d’água de 10 a 12 metros da estação seca para a cheia anualmente. Esta dinâmica da água é causada pelas chuvas nas cabeceiras dos rios da região associadas ao degelo anual do verão andino.

A enchente traz uma grande quantidade de sedimentos das encostas dos Andes e uma elevada concentração de nutrientes. Este é o principal causador da enorme produtividade das várzeas amazônicas, observada tanto nos sistemas aquáticos quanto terrestres. Estas alagações, com a conseqüente deposição anual dos sedimentos definem a geomorfologia da várzea, a sua fauna e flora, a sua biogeografia e mesmo os seus padrões de ocupação humana.

É realmente impressionante. E mais impressionante ainda é como a comunidade ribeirinha se adapta tão naturalmente a esta mudança!

Por estas e outras coisas que eu digo que valeu a pena ter abandonado tudo e ter vindo para cá! Em que outro canto do planeta eu vivenciaria isso?

Um beijo a todos...

Crédito das fotos: Euzinha mesmo, com a minha super Nikon Coolpix!

No comments: