5.4.05

Furadas

Lendo o excelente texto da Lúcia sobre viagens "frustradas" lembrei de uma que foi para lá de frustante... Lá no blog dela eu comentei de Florença, que me deixou tensa por causa das inúmeras filas para entrar em tudo quanto foi lugar!
Mas a pior viagem da minha vida foi definitivamente uma viagem de trabalho, que fiz para a National Geographic Society no final de 2003. Sabe quando dá tudo errado? Pois então...
A viagem foi planejada meses a fio, maior trabalhão, pesquisadores estrangeiros envolvidos. Fomos ao lugar antes da expedição, de helicóptero, marcamos todos os pontos de pouso com GPS para ver se tudo ia dar certo. Um ano inteirinho planejando, pedindo licença para IBAMA, IEF, CNPq...E quando finalmente nós chegamos no local deu tudo errado não por nossa causa, mas por causa do piloto de helicóptero que nos cobrou MUITOS reais e fez uma m*** sem tamanho.
Eu não sou fresca não (se fosse, não seria bióloga que se embrenha no meio do mato, não é mesmo?!). Mas eu fiquei tão, mas TÃO chateada naquele lugar que simplesmente apaguei um monte de coisa da minha memória. Impressionante como eu tenho uma memória seletiva para sofrimentos, hahaha. Quando fui fazer o relatório este ano eu tentava lembrar dos bichos que vimos ( e que estavam registrados nos cadernos de campo) e não consegui lembrar, aliás, eu lembrava pouquíssimo do lugar. Esquisito...
E para piorar, aqui onde está um relato da expedição (em inglês, sorry), publicaram uma foto minha tenebrosa! Eu não merecia depois de tudo que passei naquela viagem aparecer tão terrível na foto (está lá na página 4 do relato!). Eu, completamente destruída, ao lado da minha ex-orientadora, igualmente destruída, vestindo uma calça de pijama de flanela. SIM, eu apareci no site da National Geographic usando uma calça de pijama de ursinhos...É a Allininha fazendo moda no mundo da biologia... (era a única roupa seca que eu tinha, meus caros).

O melhor de tudo foi que quando tudo acabou eu fui para Itália. E lá sim, foi tudo perfeito, apesar das filas em Florença :)

Grande beijo em todos!

No comments: