5.6.08

Dia Mundial do Meio Ambiente

Post requentando, mas não queria deixar passar o dia sem colocar nada aqui!
Beijos a todos!


Não sei se todos vocês sabem, mas eu sou bióloga, com mestrado e doutorado em Ecologia. Trabalhei a vida toda na Mata Atlântica, área considerada um dos 5 hotspots do Planeta. Ou seja, a Mata Atlântica está entre os 5 lugares mais "quentes" do Planeta em relação a biodiversidade e a conservação biológica. Um dos lugares mais desmatados do mundo e, ironicamente, um dos lugares onde há mais espécies endêmicas (espécies que vivem somente neste tipo de habitat) dos trópicos.

Depois do doutorado, eu resolvi me aventurar pela Amazônia. E cá estou eu, com meu sonho infantil de "salvar a natureza". Faço a minha minúscula parte e assim coloco a cabeça no travesseiro e durmo tranquila, ao som das corujas, morcegos e brigas de jacarés...

Resumi algumas informações a respeito da Diversidade Biológica nos Trópicos para mostrar a vocês o quanto devemos nos conscientizar da importância do tema, que muitas vezes ficam presos nas esferas acadêmicas.

Eis aqui algumas pílulas da Diversidade Biológica no Brasil. Deliciem-se:

*Existem vários tipos de florestas tropicais: a floresta úmida, com elevados índices pluviométricos ao longo de todo o ano; as florestas semi-decíduas, com uma ou duas estações secas por ano; e, as decíduas, sujeitas a períodos secos mais longos no ano. Sua distribuição está restrita à região compreendida entre os trópicos, sendo que apenas quatro países - Brasil, Indonésia, Zaire e Peru - contêm mais da metade destas formações existentes em todo o mundo.

* As florestas tropicais são reconhecidas como o mais importante repositório de diversidade biológica no mundo.

* Nas florestas tropicais, que recobrem apenas 7% da superfície terrestre, está cerca da metade do total de espécies do planeta. Esta fantástica diversidade de vida confere a estes ecossistemas um potencial de recursos para utilização pelo homem jamais imaginado.

* Estima-se que 37% dos répteis, 47% dos anfíbios, 27% dos mamíferos, 43% das aves e 34% das plantas existentes no Planeta ocorrem no Neotrópico.

* O Brasil detém cerca de 1/3 de todo o remanescente de florestas tropicais no mundo, distribuído primariamente na Amazônia e, secundariamente, na região costeira Atlântica. 62% da Amazônia está no Brasil!

* Os níveis de diversidades de espécies e de endemismo na Mata Atlântica são altíssimos. Existem 90 espécies de mamíferos, 188 de aves e 340 anfíbios restritos a este bioma. A diversidade botânica pode atingir cerca de 20 mil espécies.

*A dinâmica que leva à destruição da Mata Atlântica é muito mais antiga que a da Amazônia, começando com a colonização do Brasil, e tem crescido muito com a industrialização do sudeste do País.

*Hoje, restam SOMENTE 8% da cobertura florestal original da Mata Atlântica, na forma de um arquipélago de remanescentes florestais, composto, na maioria das vezes por fragmentos isolados.


A minha sugestão para um manejo eficiente dos nossos recursos naturais: conservação e o uso sustentável da biodiversidade, assim como a possibilidade de produção de bens e serviços ambientais e da geração de emprego e renda representam as melhores formas de valorizar e proteger nosso patrimônio ambiental.

Mas para isso, meus caros, o caminho é longo. É duro, é cansativo, é decepcionante...mas cada passinho a frente me faz acreditar que DIAS MELHORES VIRÃO!



Foto: Meu afilhado Guilherme fazendo a sua parte...dividindo sua mamadeira com o filhotinho de veado. Serra dos Carajás, Pará.

2 comments:

Unknown said...

Que coisica linda esse bambizinho! E seu afilhado não fica atrás!

Saudades de você, imensas!

Anonymous said...

Demais a foto! Bacana mêsss...
=^)