21.4.07

Células- Tronco em Debate

Em 2005 eu tinha escrito um post sobre isso, comemorando a lei que permitia o uso de células-tronco de embriões que sejam resultados de tratamentos de fertilização in vitro e que sejam inviáveis, com o consentimento dos genitores...

Para mim tinha ficado muito claro que aqueles embriões congelados, que ficam dentro de um tubo por toda a eternidade, teriam um fim muito louvável, servindo como objeto de pesquisa para salvar vidas de pessoas portadoras de algumas enfermidades genéticas, como por exemplo, a distrofia muscular, a esclerose múltipla, o mal de Parkinson.

Eu devo ser muito intolerante, talvez por ser também uma cientista, mas eu sinceramente não consigo entender a ala (incluindo aí pesquisadores renomados) que está contra esta lei, que diz que a vida humana começa ali no momento da fertilização. Peraí...nós não estamos falando em matar fetos para usar as cáeluas-tronco! Estamos falando, SIM, de usar aqueles embriões congelados, que só estão ainda ali porque não se tem onde descartá-los, sejamos francos, que são inviáveis para uma fertilização. É justo então deixar morrer um monte de gente para salvar os seres humanos congelados dentro de um tubo? É esta parte da história que eu não estou entendendo...

Eu reedito aqui um post que escrevi na época dando algumas informações sobre o que são as células-tronco e porque elas são tão importantes de uma maneira simples. E mais uma vez, deixo aqui meu apoio e admiração à Dra. Mayana Zatz, que é a coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano e está a frente desta batalha há muitos anos!


Post publicado em 3.3.05

O que são as Células-tronco?
É um tipo de célula que pode se diferenciar e constituir diferentes tecidos no organismo. Esta é uma capacidade especial, uma vez que as demais células geralmente só podem fazer parte de um tecido específico (ex.: células da pele só podem constituir a pele). Outra capacidade especial das células-tronco é a auto-replicação, ou seja, elas geram cópias idênticas de si mesmo.

As células-tronco são classificadas como:
1- Totipotentes ou embrionárias: são as que conseguem se diferenciar em todos os 216 tecidos que formam o corpo humano.

2- Pluripotentes ou multipotentes: conseguem se diferenciar em quase todos os tecidos humanos, menos placenta e anexos embrionários.Oligopotentes: são aquelas que conseguem diferenciar-se em poucos tecidos.

3- Unipotentes: Conseguem-se diferenciar em um único tecido.

Onde ficam as células-tronco?

As células-tronco totipotentes e pluripotentes só são encontradas nos embriões.
As oligopotentes ainda são objetos de pesquisa, mas acredita-se estarem presentes no trato intestinal.
As unipotentes estão no tecido cerebral adulto e na próstata.Também são encontradas células-tronco adultas em vários tecidos (como medula óssea, sangue, fígado, polpa dentárea) de crianças e adultos, e também no cordão umbilical e na placenta.

Entretanto, ainda não se sabe em que tecidos elas são capazes de se diferenciar.

Qual a importância da utilização destas células-tronco no corpo humano?

Essas células funcionarão como células curingas, tendo a função de ajudar no reparo de uma lesão. A terapia com células-tronco poderá no futuro tratar muitas doenças degenerativas, ainda hoje incuráveis, causadas pela morte prematura ou mau-funcionamento de tecidos, células ou órgãos.

Inúmeras pesquisas no mundo todo estão sendo feitas para descobrir como fazer as células-tronco se diferenciarem no tecido que está doente. As doenças neuromusculares, doenças renais, cardíacas e hepáticas, além de diabetes estão na lista das que podem ser curadas com a utilização das células-tronco.

Eu sinceramente espero que o bom senso vença e que muitas pessoas sejam beneficiadas com as pesquisas e utilização de células-tronco no tratamento de suas doenças.

Beijos em todos!

6 comments:

Andréa said...

Ah, agora entendi direitinho. Valeu a explicação, Alline e tô contigo. Não entendo qual é o problema de se utilzarem essas células. Beijo.

Anonymous said...

Creio que falta muita informação, Alline. É complicada esta questão. Espero que o bom senso e o respeito pelo ser humano prevaleçam.
beijo, menina

Anonymous said...

Linoca,
O curioso é que juridicamente no Brasil admitimos há muito tempo que a morte é quando não há mais atividade cerebral , daí permitirmos a captação dos órgãos para transplante. Agora, estamos discutindo quando a vida começa. Esse é um fato muito importante. Não sou contra o aborto, nem contra o uso de celulas embrionárias...Mas acredito que é importante a discussão, sem preconceitos, e sem ficar atados aos valores religiosos. Nosso estado é laico.

Fátima Franco said...

Pois e´, tanta gente precisando de socorro e os embriões, lá, congeladinhos. E o pior é que esta discussão atrapalha o trabalhos dos pesquisadores.
bjs

Unknown said...

Alline, sou estudante, estou no 2º colegial!
não sei se ou a favor ou contra o uso de células tronco ;/
pois pense bem, vcê fazer um aborto, deixar uma vida nova, pra salvar uma qe já viveu tudo?
nessa parte sou contra, pois a pessoa já está mais velha entende? já viveu a parte dela, devemos dar chance a pessoas, mais novas, mais chance de aproveitar o mundo!
mais agora é o seguinte, e si a pessoa qe precisar da célula for sua vó? ou sua mãe?
é lógico qe vcê vai preferir salvar a vida de um dos dois!
isso na minha opnião, mexe com o estado emocional da pessoa.
agora já é outra coisa vcê ouvir falar
- O TONHÃO vai receber uma célula tronco, de um entiado!
vcê nem quer sabeer não é? vcê nem conhece! então na minha opnião isso depende muito do estado emocional da pessoa!
estou começando a ser CONTRA!
axo injusto fazer isso! ;S

Anonymous said...

Quer isso higor, entende primeiro oq estar sendo dito!
nao tem nda a ver com aborto n..
sao embrioes,fecundados in vitro, ou seja,inseminaçao artificial, q ficam anos e anos congelados,sem ter serventia nenhuma! nao se trata d pessoas em desenvolvimento, q vao ser mortas para doar as tais celulas, e sim ovos congelados por tempo indeterminado! apóio demais e tenho quase certeza q esse vai ser a decisao tomada pelo tribunal.
abraço a todos!