6.2.07

Meme Ecológico

Vindo lá da Lúcia Malla...

A idéia é a seguinte:
"Poste as 3 atitudes ecoconscientes que você praticou/pratica/pretende praticar na sua vida (ou na sua casa, no seu trabalho, no boteco, etc.) para melhorar a situação ambiental do planeta Terra."

1- Economia de água: eu desligo a torneira quando escovo os dentes, quando estou lavando louça, junto bastante roupa para lavar tudo de uma vez na máquina de lavar. E sou chata com os lavadores de calçadas, que ficam horas ali desperdiçando água. Qualquer dia escrevo sobre a água...

2- Dou curso de compostagem para os cozinheiros da Pousada, e faço com eles apliquem a compostagem não só na Pousada (a Pousada Uacari, que fica na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Quer vir? acesse o site www.mamiraua.org.br) mas também na casa deles. É uma excelente maneira de aproveitar os restos de comida e evitar a proliferação do lixo e a incidência de animais atrás deste lixo. Na Pousada Uacari o sistema não está 100% funcionando, mas estará ainda este mês de fevereiro, se o tempo ajudar :-)

3- Também visito parques e áreas preservadas, além de comprar produtos que revertam dinheiro para pesquisas científicas (claro que há que se ter cuidado). Produtos do Projeto TAMAR, da Aqualung, do Ipê e do Mamirauá (só para citar alguns exemplos) tem sua venda revertida para projetos científicos (o meu incluído!!!). Uso Havaianas do Projeto Ipê, com bichos ameaçados de extinção (tem macaco, peixe-boi, papagaio e onça), boné, camiseta e mochila do Mamirauá e chaveiro do Tamar. Além de lindos e de excelente qualidade dão suporte às pesquisas que ocorrem nestas instituições. Já que nem sempre conseguimos financiamentos. É uma ajuda e tanto. Palavra de pesquisadora!

E ah, por último mas não menos importante: Eu estou aqui na Amazônia, fazendo a minha parte para tentar salvá-la!

Passo este meme para Flávia Nogueira, para a Vivi de Porto Alegre e para a Nora Borges.

PS: E como ninguém é perfeito (apesar de ninguém ter perguntado) eu digo aqui qual a minha PIOR atitude ecológica: dormir com ar condicionado quase todos os dias. Ainda não consegui me liberar deste vício, talvez porque aqui em Tefé, às 2 da madruga, faça 35 graus Celsius!!!!!!

20 comments:

Anonymous said...

Ahhh, eu quero curso de compostagem! Me ensina? Quando a minha casa, lá no mato, em Petrópolis, ficar pronta (sei lá daqui a quanto tempo), eu quero tratar todo o lixo, e cuidar da horta com o adubo produzido pela compostagem. Não é muita coisa, mas já faço um pedacinho da minha parte, né?

Unknown said...

Já tá prontinho. E eu também quero aprender compostagem..... please, diz que sim....
Beijo

Anonymous said...

Alline, obrigada pelo post, antes mesmo de saber que te indiquei. Adorei a dica dos produtos que incentivam a pesquisa. vou aderir.
beijo, menina

Lucia Malla said...

Alline, não vejo a hora de visitar esse Mamirauá... cada dica é mais um motivo de ânimo! :)

Anonymous said...

Caramba, vc faz muita coisa! Eu posso dizer que as únicas coisas que faço são: separar o lixo e levar para reciclagem e publicar sempre notícias na minha coluna sobre meio ambiente, todas as possíveis! Agora, o que eu morro de vontade de fazer e ainda não tive coragem é de dar uma bronca em quem lava calçada com mangueira aqui em Sampa. Meu, fala sério! Eu juro que queria que isso fosse crime inafiançável, porque é pura preguiça, as pessoas parecem que nunca ouviram falar em vassoura. Calçada não precisa de "banho". Um beijão, querida

Allan Robert P. J. said...

Acho que podemos perdoar você pelo ar-condicionado.

Andréa said...

É isso aí, danada! E ainda confessa o defeitinho ecológico básico. Tu é uma graça.

Anonymous said...

Menina, não sei nada dec ompostagem, e fiquei aqui curiosíssima!
O ar condicionado, nas sua situação é uma questão de sobrevivência e saúde mental. Com 35 graus eu vou dormir na banheira ( mas aposto que aí não tem banheira, né?)
Ruim é quem usa o ar condicionado só por causa do barulhinho e se cobre com um edredon para aguentar o frio do quarto!
Vou aceitar sua indicação. Aguarde meu post!

Anonymous said...

Alline,

Nunca fui de gastar muita energia e agua. Talvez pelo medo da conta no final do mes. Nao sei te dizer o que faço para o bem desse planeta, mas nao sou uma grande pecadora a nao ser o meu banho diario de 20 min, no minimo. Mas prometo que piano piano vou diminuindo.
Beijos

Carla San said...

Linoca, eu tb "faço discurso" na rua, qdo pego alguém lavando calçada...rs... E me preoucupo muito com água.
Sempre q posso dou palestras em escolas, gratuitamente, sobre cidadania, onde sempre incluo reciclagem, destinação correta do lixo, do óleo de cozinha, e outras coisas. Mas não sei nada de compostagem, me ensina?
Bjs

Claudio Costa said...

Já respondi ao Meme. Estou fazendo minha parte e espalhando essa 'praga': no bom sentido, claro!!!!!

Anonymous said...

Alline... Posso roubar esse meme???

PS: Por isso que eu não tenho ar-condicionado, prá não cair na tentação (mentira!!! não tenho é dinheiro pra pagar a conta hehehe)

Anonymous said...

sabe que coloquei esse post no meu blog tb, né!? ótima dica, alline! confere lá depois. bjs, gui.

Jannine said...

Ai amiga eu também economizo água e energia, isso é bom?! Olha estou azul de saudades, e finalmente meu pc voltou. Um cheiro no coração.

Vivizilla said...

Pronto, Lindona! Aproveita e veja as cores novas do meu cantinho!
Beijãooooo

O Meu Jeito de Ser said...

Alline vim lá da Denise, achei muito legalo seu blog.
Agora posso fazer uma perguntinha básica?
Talvez eu até saiba, mas na dúvida, vai a pergunta:
O que é a compostagem?
Desculpe a ignorância.
Acho legal, que cada um de nós fazendo a nossa parte,e mostrando isso, como estamos fazendo aqui,talvez estejamos incentivando outras pessoas a fazerem o mesmo, ou até exemplificando como podemos fazer mais.
Um beijo prá vc.

Denise Arcoverde said...

Alline, também confessei meus pecados, tava me sentindo meio mal de só mostrar o meu lado bonzinho... aqui é pior, o ar condicionado é central, pela casa toda, 24 horas por dia... mas também faço minha parte. Beijão, querida!

Paulo Nunes Jr said...

Alline, que legal as coisas que voce faz. Nos aqui tambem economizamos ao maximo a energia eletrica. Apagamos as luzes quando saimos do ambiente. A agua tambem economizamos bastante. Mas confesso que mesmo assim acho que o estilo de vida na Europa e EUA ainda e o principal fator da poluicao global. Muito carro circulando, muita energia nao limpa utilizada, etc.

e ai vem ou nao?

Beijos

Anonymous said...

Então, já que o ar é indispensável, veja algumas dicas lá no meu blog e no Faça a sua parte também. Você vai gostar.
beijo, menina

Lili said...

Olá! Acho que você passa os dias em atitude ecoconsciente e uma guro na área, hehe. parabéns por tudo!