30.6.07

Eu quero ver é viver aqui!

Estou aqui assistindo ao Jô enquanto converso com a Mani no msn. Hoje é especial sobre a Amazônia.
Eu vivo na Amazônia, e trabalho por ela, desde 2005. Faço uma parte muito pequena do que é necessário para mantê-la. Mas eu estou aqui!

são artistas fazendo um manifesto para salvar a Amazônia. Acho a atitude bacana, acho que atinge um público maior, pq atores da Globo estão envolvidos e conseguem toda a grade do programa do Jô para falar disso...

Mas vamos por partes:

- Eu não vi no Pará e nem aqui no Amazonas a tão falada internacionalização da Amazônia. Não estou aqui dizendo que não há biopirataria ou gringo querendo patente de plantas ou de qualquer outra coisa. E nem sou defensora voraz de gringo nenhum. Mas os gringos que eu conheço que trabalham para e pela Amazônia são autorizados pelo governo federal. Tem a sua licença de trabalho publicada no diário oficial da União. Levam anos até obter a licença. O Governo pode ter mil defeitos, mas nisso o Ministério da Ciência e Tecnologia trabalha, e muito bem.

- Os gringos (e qdo eu digo gringo não digo de jeito nenhum de uma forma pejorativa, ok?) que trabalham aqui na Amazônia nos dão informações fantásticas, e na maioria das vezes, inéditas, sobre a fauna e flora. Os artigos são publicados em revistas científicas internacionais, as quais qualquer um tem acesso (ainda mais agora com o google scholar e o excelente Portal CAPES). Eles não roubam ou escondem informações. Eles enfrentam a dor e a delícia de viver aqui, em condições limites, para fazer o trabalho de campo. Muitas vezes tem mais recursos que pesquisadores brasileiros. E por isso tem como fazer um trabalho mais apurado.

- É muito difícil viver aqui. Uma amiga que trabalhou aqui comigo costumava dizer que "Amazônia nos olhos dos outros é refresco!". Todo mundo quer salvar a Amazônia mas pouquíssimos são capazes de viver aqui. E eu digo que só vivendo aqui para se ter idéia do que é, da grandiosidade da coisa e para entender que o buraco é muito mais embaixo.

- Queimadas, caça, pesca ilegal e mil outras coisas são ameaças. Não discuto. Mas não acho, sinceramente, que um abaixo-assinado seja capaz de atingir quem queima, quem caça, quem pesca (e não estou falando dos ribeirinhos, que pescam e caçam como subsistência, estou falando das grandes empresas por detrás disso).

- O que eu acho que ajudaria? Investimento na educação. Muito mais que fiscalização de parques e reservas. Muito mais que multas por crimes ambientais. EDUCAÇÃO. Sem educar não vai adiantar tentar. Poderão vir mil manifestos, mil ministros, os órgãos ambientais poderão contratar milhares de fiscais. Nada disso adiantará. Serão somente paliativos.

- Então, na minha opinião, conservação da Amazônia só será efetiva com educação. Pagando bem professor. Capacitando bem os professores. Dando livro, caderno, merenda e uniforme. Professores qualificadíssimos. É isso que falta. Somente com a educação da geração mais jovem alguma coisa poderá mudar.

- Eu sou ecóloga, e adoraria dizer que bastaria educação ambiental e fiscalização ambiental. Mas reconheço que é isso também é paliativo. É necessário mas não é o fundamental.

- E sim, eu já dei a minha parcela para a Amazônia e cansei de viver aqui. Não julgo quem não queira vir. É difícil demais, ainda mais para quem viveu no Sudeste a vida toda, como eu. Não me arrependo nem um segundo desta minha experiência. Contribui com o pouco que pude...

- Então, meus caros, vamos brigar por educação. Lá no nível básico, alfabetização mesmo. Estudar ética, ter acesso a cultura.

-E meus sinceros agradecimentos aos pesquisadores estrangeiros que se enveredaram mata adentro, em busca de informações importantes para que tanto o ministério da ciência e tecnologia, quanto toda a comunidade científica possam pensar e efetivar maneiras eficazes de manejo do ecossistema.

Esta é a minha opinião. Como bióloga que trabalha e vive aqui. E vocês, o que pensam?

20.6.07

Mais um!





E eis que chega o dia 21 de junho! De novo...desta vez passou mais rápido que as outras vezes, tô falando sério!

E neste dia 21 de junho eu comemoro mais um.
Mais um ano de vida ...

Eu fiquei pensando no que eu me desejaria neste aniversário. E lembrei desta música da Rita Lee que eu amo.

E é isso. Faço desta música a minha oração para este dia. Peguei este vídeo maravilhoso no youtube e escrevo a letra da música aqui embaixo, para todo mundo cantar comigo!!!!

Desejem-me saúde! Tim-tim


"Me cansei
De lero lero
Da licença mais
Eu vou sair do sério
Quero mais saúde
Me cansei de escutar opiniões
De como ter um mundo melhor
Mas ninguém sai de cima
Nesse chove não molha
Eu sei que agora
Eu vou é cuidar
Mais de mim
Como vai
Tudo bem
Apesar, contudo,
Todavia, mas, porém
As águas vão rolar
Não vou chorar
Se por acaso eu morrer do coração
É sinal que amei demais
Mas enquanto estou viva
Cheia de graça
Talvez ainda faça
Um monte de gente feliz"

Saúde, Rita Lee

17.6.07

Visitas ilustres!

ELES
estiveram aqui no Mamirauá!
Eu já os conhecia desde dezembro, onde tivemos o prazer de nos encontrarmos no Ano Novo em Copacabana. Mas daquela vez foi tão corrido que nem valeu!

Foi muiiiiiiiiito bom. Conversamos sobre tudo, emendando um assunto no outro sem nem percebermos. Eu aprendi sobre a fauna marinha, eles aprenderam sobre a vida amazônica...

Além do Mamirauá eles ainda ficaram aqui em Tefé um dia e meio. E puderam ver com os próprios olhos esse pedaço de Amazônia, como é o dia a dia numa cidade do interior do Estado!

Espero que tenha valhido a pena!

Para mim valeu e a visita de vocês veio com um gostinho de presente de aniversário adiantado :-)

Eles seguiram viagem. Aguardem fotos e relatos com ELA

Porque ela faz isso como poucos!

Um beijo em todos e um especial para o casal Malla!

8.6.07

Vou ali e já volto!



Estou indo pra Reserva Mamirauá. Fazer meu trabalho mensal...mas também receber um casal de amigos muito especial!
Quero mostrar tudo e todos. Espero que eles gostem!

Prometo contar quem é e como foi tudo na volta.

Um beijo em todos e em cada um...

4.6.07

Semana Nacional do Meio Ambiente

Dica da Fátima, para pensarmos a respeito do nosso ambiente...
Indico também o blog Faça a sua parte (link ali do lado).

Beijinhos,
Alline

1.6.07

Tô sumida...

Eu sei que sumi. E vou sumir mais um pouquinho. Tô aqui cheia de coisa para fazer e sem tempo de nada.
Mas eu volto, queridos, eu volto.
Não desistam de mim :-)
Volto com novidades...hohoho.

Beijos em todos e em cada um!