16.11.09

Turismo sustentável ou sustentado?

Eu voltei para cá porque fui "gentilmente convidada" por Telinha e Carla San para participar de um concurso que está rolando no Ecoblogs. Eles estão a procura de um blogueiro para escrever sobre sustentabilidade.
Elas me avisaram e eu me candidatei.
E mesmo se eu não for escolhida para o cargo, resolvi voltar a escrever um pouquinho sobre a minha experiência com o assunto.

Eu trabalhei com Ecoturismo e Desenvolvimento Sustentável na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Minha função era avaliar os impactos ambientais que os turistas causavam na fauna local. Tinha também uma socióloga responsável por avaliar os impactos do turismo no dia a dia dos moradores da Reserva. E nós trabalhávamos juntas. Foi a primeira vez que trabalhei em conjunto com o aspecto social em uma pesquisa. E foi ótimo!

O título do post refere-se a uma pergunta que tenho feito a mim mesma ultimamente. Porque virou "moda" propagandear turismo sustentável, ecossustentável, ecológico ou palavras correlatas. E como essas palavras são usadas de maneira indevida (para não dizer que são usadas, muitas vezes, com má fé), eu venho aqui dar a minha opinião sobre o que é desenvolvimento sustentável...e o que um turismo sustentável precisa ter para ser considerado como tal.

**Eu não sou a dona da verdade e estas são apenas minhas opiniões pessoais**

A definição mais usada para o desenvolvimento sustentável é (tirada
daqui)

"O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. Significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais."

Simplificando a coisa: é você não ser egoista e sair destruindo tudo por aí sem pensar nas gerações futuras. É encontrar maneiras de utilizar os recursos sem que haja destruição total.

"O turismo sustentável ou ecoturismo pode ser definido como uma forma de turismo voltada para apreciação de ecossistemas em seu estado natural, com a vida selvagem e sua população intactos" (também daqui)

Eu não acredito que ecossistemas e população local mantenham-se intactos na presença de turistas, mas creio na minimização dos impactos.

E muita gente também acredita nesta minimização dos impactos (ambientais e sociais) mas pouco se conhece sobre o assunto. Porque antes de dizer que os impactos são mínimos, é preciso medir estes impactos. E isso é uma das etapas mais difíceis em qualquer projeto de pesquisa.

Na minha modesta opinião, todo e qualquer lugar que se proponha a trabalhar com ecoturismo (turismo sustentável) deve primeiro encontrar formas de medir os impactos ambientais e sociais. E monitorar por muitos anos. Para ter uma idéia bem clara do grau de impacto causado naquela região.

Na Reserva Mamirauá fizemos (e eles ainda fazem) este trabalho de mensurar os impactos. Neste artigo que publicamos temos os resultados de muitos anos de monitoramento ambiental. Claro que ano após ano a metodologia precisa de ajustes. Especialmente porque na Amazônia temos que avaliar tudo no periodo da seca e da cheia.

A minha preocupação é que com a "moda" que se instaurou em dizer que qualquer pousada no meio do mato é ecoturismo e trabalha com desenvolvimento sustentável. Desenvolvimento sustentável vai muito além disso. Requer investimento por parte dos proprietários para minimizar impactos, para buscar metodologias "verdes", que promovam o menor impacto possivel no ambiente...

Antes de pagar um pacote para suas próximas férias, fique atento a tudo. Entre em contato com a pousada ou hotel e faça suas perguntas. Esclareça tudo. Caso contrário você estará sustentando um turismo normal, como outro qualquer (e não tem nenhum mal nisso, desde que você saiba o que está fazendo).


Aqui um video do Ecoturismo no Mamirauá, ainda nos primórdios. A Pousada já mudou muito, mas a idéia do turismo naquela região continua a mesma :-)

15.11.09

Eu voltei, agora pra ficar!!!!





Foram muitas mudanças. De casa, de estilo de vida, de prioridades...Mas como dizem na blogosfera, não existe ex-blogueiro. Tentei várias vezes e não tive coragem de deletar este blog. E minhas aventuras na Amazônia, que fim teriam? E minhas divagações sobre ecologia, desenvolvimento sustentável, educação ambiental? E minhas viagens na maionese (oi Lúcia Malla!)?

Então aqui estou. De volta.
"Que seja infinito enquanto dure"

Alline

2.4.09

dando um tempinho...

A vida do lado de cá do monitor precisa de atenção...então estou dando um tempinho no blog.
Volto depois com calma.

Beijos, obrigada pelas visitas mesmo o blog estando as moscas por tanto tempo!

20.2.09

Bom carnaval pra todo mundo!



Aqui não tem carnaval, né? Dizem que tem, até tem marcado no calendário. Mas não tem não!

Então eu estou aqui fazendo cara de paisagem e fingindo que não queria mesmo estar no Bola Preta, com toda aquela gente, aquele calor, aquela cerveja gelada...

Aproveitem por mim!

Foto: Maio de 2007. Não era carnaval, mas o clima era como se fosse...

14.2.09

Recebi o aviso da Telinha...AGE OF AQUARIUS!

When the moon is in the Seventh House
And Jupiter aligns with Mars
Then peace will guide the planets
And love will steer the stars

This is the dawning of the age of Aquarius
The age of Aquarius
Aquarius!
Aquarius!

Harmony and understanding
Sympathy and trust abounding
No more falsehoods or derisions
Golden living dreams of visions
Mystic crystal revalation
And the mind's true liberation
Aquarius!
Aquarius!

When the moon is in the Seventh House
And Jupiter aligns with Mars
Then peace will guide the planets
And love will steer the stars

This is the dawning of the age of Aquarius
The age of Aquarius
Aquarius!
Aquarius!


14 de fevereiro de 2009, a lua entra na sétima casa e júpiter se alinha com marte: começa a Era de Aquário. Tomara que tudo que os hippies prometeram vire verdade! :D

Tela, amiga querida, que os anjinhos digam amém e que todos os hippies do mundo estejam certos...

4.2.09

Memê da Lucia Malla

A Lúcia Malla me indicou...assim como ela eu me lembro de ter feito um memê parecido antes. Mas vamos aos fatos!

O memê consiste em dizer 6 coisas secretas ou nem tanto sobre a minha vida.

1- Eu não gosto de muito calor e nem de muito frio. Resumindo: eu sou muito chata com temperaturas, muiiiiiiiiito.

2- Eu já trabalhei como secretária numa firma de reparo naval. Sabia tudo de navios, motores de barcos...e sabia também falar no rádio com todos aquelas palavras engraçadas. Copiou?

3- Eu sou capaz de comer um drops inteiro de Fruitella em menos de 10 minutos (Teoria comprovado por colegas de trabalho que cronometraram o tempo).

4- Eu canto muito quando estou sozinha, mas JAMAIS na frente dos outros. "Se vc disser que eu desafino amor, saiba que isso em mim provoca imensa dor..."

5- Eu dormia sem nenhum travesseiro e agora durmo com dois. Um grande e um pequeno. Mas ainda não consegui achar o travesseiro ideal.

6- Eu não sei dirigir carro. Mas sei dirigir barco. Duvida?




Ah, e tem que passar para os outros, né? Tati Tatuada, Bela, Claudio Luiz, Maloca, Carla San e Paula Clarice.

28.1.09

All around...









Clica no mapa para ver os lugares onde já fui...

24.1.09

Seguindo ordens do Claudinho

Claudio Luiz mandou e eu obedeço!
Taí o Memê...

Pecados Capitais
1) Gula: consiste em comer além do necessário e a toda hora;
2) Avareza: é a cobiça de bens materiais e dinheiro;
3) Inveja: desejar atributos, status, posse e habilidades de outra pessoa;
4) Ira: é a junção dos sentimentos de raiva, ódio, rancor que às vezes é incontrolável;
5) Soberba: é caracterizado pela falta de humildade de uma pessoa, alguém que se acha autossuficiente;
6) Luxúria: apego aos prazeres carnais;
7) Preguiça: aversão a qualquer tipo de trabalho ou esforço físico.
Regras:
- Passar para 8 blogs
- Avisar e Linkar os blogs escolhidos
- Publicar suas respostas no blog

Gula - Não sou gulosa não. Eu gosto de comer bem, de comer coisas bonitas (precisam ver como um prato bem arrumado me conquista), mas como relativamente pouco. Um pouco de tudo, hehehe.

Avareza - Definitivamente não é o meu pecado. Sou mão aberta até demais.


Inveja - Eu tenho da Gisele Bundchen. Vcs já pararam pra pensar que o único esforço que ela fez foi nascer? Nasceu linda, descobriram ela, sucesso, grana, grana, grana. Tenho inveja messssssssssmo.

Ira - Difícil eu brigar, odeio. Mas quando brigo é pra valer.

Soberba - Ah, as vezes eu me ACHO mesmo! O último biscoito do pacote, a última coca-cola do deserto...

Luxúria - "Vareia"

Preguiça - Este sim é meu maior pecado. Nossa, eu sou uma preguiçosa nata, de carteirinha, uma coisaaaaaaaaa.

Quem quiser responder, fique à vontade. Só avisa aqui pra eu poder ir lá espiar!

Beijos.